ATIVIDADE DO 8 ANO A/B


Resultado de imagem para peiResultado de imagem para logo do estado de sp

PEI. PROF. MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS
 
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

ATIVIDADE 8 ANO A/B
HABILIDADES TRABALHADAS:
(EF08CI06B): Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
(EF08CI01): Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade.
(EF08CI06A): Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola.



1-                  Quais são os tipos de energia que estudamos em sala de aula? Dê um exemplo onde podemos encontrar cada um dos tipos de energia.


2-                  O que é corrente elétrica? Onde podemos encontrá-la?



3-                  Com base nas fotos:

Responda:

a)      O que transforma energia elétrica em luz e calor?
b)      O que gera eletricidade?
c)      O que conduz a eletricidade?
d)       O que abre e fecha o circuito?

4-                  Classifique os seguintes materiais:

vidro, plástico, ferro, ouro, madeira, lã, cobre, alumínio. Em cada uma das colunas



5-                  Protege contra curtos-circuitos e sobrecargas que podem danificar os aparelhos ligados a ele. Caso isso ocorra, antes de que sejam afetados, o (...) queima e os aparelhos ficam intactos. o termo que completa corretamente a linha pontilhada é:
a)      resistor.
b)      fusível.
c)      disjuntor.
d)      relógio de luz

6-                  (UFTPR) A passagem da corrente elétrica pode produzir calor. Instalações elétricas malfeitas, uso de materiais de baixa qualidades ou desgaste de materiais antigos podem provocar curto-circuito. Para-se evitar riscos de incêndios, as instalações elétricas devem conter um dispositivo de segurança denominado:

a)      disjuntor.
b)      relógio de luz.
c)      estabilizador de tensão.
d)      fusível.

7-                  Assinale a alternativa incorreta acerca dos dispositivos usados em circuitos elétricos:
a)      Os geradores são usados para fornecer a diferença de potencial necessária para o funcionamento dos circuitos elétricos.
b)      Os motores elétricos são bons exemplos de receptores: transformam parte da energia elétrica em energia cinética e sofrem pequenas perdas de energia pelo efeito Joule.
c)      Pilhas são geradores que transformam energia química em energia elétrica.
d)      Os fusíveis e disjuntores são usados para abaixar a corrente máxima formada nos circuitos.
e)      Os interruptores são usados para ativação e desativação de circuitos elétricos por meio da interrupção da corrente elétrica.


8-                  Enem – 2018 Alguns peixes, como o poraquê, a enguia-elétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de 600 volts, que resulta numa potência de 1,2 KW (quilowatt). O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.
O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o
a)      A exaustor;
b)      Computador;
c)      Aspirador de pó;
d)      Churrasqueira elétrica;
e)      Secadora de roupas.


9-                  Leia o texto abaixo para responder o que se pede.

            “[...]Um fio de alta tensão arrebentado preocupou moradores de Rio Verde, no sudeste de Goiás, na manhã de domingo (18). Cinco bairros da cidade ficaram sem energia elétrica. Por cerca de uma hora, o fio permaneceu energizado, soltando faíscas e incendiando no meio da rua.
                Segundo a Companhia Energética de Goiás (Celg), pelo cabo, passavam 13,8 mil volts, o suficiente para abastecer cerca de 30 casas com energia elétrica. Ninguém ficou ferido. Por onde passou, o fio deixou sinais de destruição. No asfalto, o calor era tanto que, enquanto os bombeiros faziam o rescaldo da área, a água fervia ao entrar em contato com o solo.[...]”
Fio de alta tensão arrebentado fica uma hora energizado em rua, em Rio Verde, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Água ferve em contato com asfalto danificado por fio de alta tensão (Foto: reprodução/TV Anhaguera)
Texto retirado de:
˂http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/08/fio-de-alta-tensao-arrebenta-e-fica-energizado-no-meio-da-rua-veja-video.html˃
Acesso em: 13/03/2020
Às 13:35
Responda:
a)      Qual foi o motivo do aquecimento do solo?
b)      A tensão do fio era de aproximadamente 14 KV?

Comentários

Postagens mais visitadas